domingo, 17 de fevereiro de 2013

As maquetes sobre as civilizações fluviais - 6º ano.

Como tarefa de férias do meio do ano de 2012 solicitei aos meus alunos do 6º ano que fizessem maquetes sobre as civilizações até então estudadas: Egito e Núbia, Mesopotâmia, China e Índia. Mas não queria reproduzir apenas grandes monumentos e patrimônios daquelas civilizações. Queria algo mais complexo que trouxesse para a sala de aula representações sobre o estilo de vida daquelas sociedades.
Havíamos visto que todas essas civilizações tinham em comum o fato de terem se desenvolvido às margens de grandes rios e desenvolvido a agricultura. Procurei então que os alunos fizessem uma série de maquetes mostrando a evolução dessas sociedades, contando um pouco de sua história.
Primeiro expliquei a tarefa fazendo comparação com o jogo Age of Empires e todos os joguinhos de casinhas do facebook. Você sempre começa com uma casinha ou um cômodo e de lá vai desenvolvendo sua cidade, casa, aldeia. Para essas civilizações ocorreu algo parecido.
Depois escolhemos os grupos e as civilizações que cada grupo iria estudar. A maquete seria livre: poderia mostrar monumentos daquela civilização ( aqueles que tivessem sido construídos durante a Idade Antiga), cidades, eventos, etc. , como obrigatoriedade eles deveriam mostrar a relação da civilização com o seu rio.
No fim ficou:
- Grupo de 4 alunos: Rio Nilo e Egito e Núbia.
- Grupo de 3 alunos: Rios Tigre e Eufrates e Mesopotâmia.
- Grupo de 4 alunos: Rios Hoang- Ho e Yang-Tsé e China.
- Grupo de 4 alunos: Rio Indo e Índia.
Ao longo de um mês, os alunos trabalharam nas sua maquetes. Tiraram dúvidas com o professor e pesquisaram na internet e no livro escolar. No dia da entrega, as maquetes foram entregues com a apresentação do grupo. Eles explicaram cada elemento. O resultdao me surpreendeu, os alunos realizaram uma boa pesquisa e trouxeram maquetes bem elaboradas. No Egito Antigo e a Núbia, eles recriaram o vale dos reis com as três pirâmides de Gizé e o Rio Nilo e a zona de agricultura nas suas margens. Eles explicaram o sistema de cheias e quais os cultivos realizados. Fizeram também uma réplica da cidade proibida e platações de arroz. Por último, a Índia, os alunos mostraram como ocorreu o deslocamento da população do Rio Indo para o Rio Gangês. Fizeram o Rio Gangês e todos os cerimoniais realizados em suas margens.
Considero o resultado final satisfatório. Os alunos compreenderam a importância dos rios para o desenvolvimento das antigas civilizações e após as exposições debatemos se o mesmo ocorrer no Brasil. Falamos das hiroelétricas e do rio que passa atrás da escola, responsável pelo escoamento e fornecimento de água na região. A atividade foi importante para enfatizar a diferença entre essas civilizações e as demais que estaduríamos, todas relacionadas ao comércio e a pesca, e náo mais à agricultura.
Infelizmente náo tenho fotos, pois no recreio a turma vizinha ao brincar com as maquetes, quebraram todas, o que acarretou em choro, briga, advertências e estresse.


Nenhum comentário:

Postar um comentário