Nesta semana decidi fazer um trabalho que aliasse tecnologia e conteúdo. Eu não sei o por que, mas eu sempre gostei de trabalhos diferentes da habitual pesquisa propriamente dita. Fazer peça, história em quadrinhos, exposição, brincadeiras sempre adorei! Era a mais entusiasmada nas minha turma, só fazia uma cara de tédio para manter as aparências (adolescência é fogo!).
Pois bem, neste semestre resolvi realizar nos meus sétimos anos (já que são as turmas que mais apresentam interação com a internet) a produção de blogs sobre o Brasil Colônia. Bem, a idéia não é exatamente inovadora, pois adaptei-a de uma proposta de atividade do livro de uma das escola Projeto Araribá. Um bom livro por sinal.
Realizada as adaptações, dei a notícia às turmas que apresentaram (para a minha surpresa) atitudes completamente diferentes: enquanto uma destestou a idéia a outra amou (só faltaram dar as mãos e cantarem Ô Happy Day!). Fiquei surpresa porque sempre penso o pior no que se refere às aulas nas minhas turmas. De todos os meus alunos, desconsiderando as particularidades da minha infância, eu não me vejo em nenhum deles. Têm os interessados ... e esses eu posso contar nos dedos, os mais irriquietos, os maus educados e os que parecem ter como missão de vida me irritarem de todas as formas possíveis! Mas gosto muito deles e tento ao máximo ministrar boas aulas e fazê-los criar consciência crítica. Enfim, assim como eu, eles podem estar apenas se fingindo entediados e repudiam minhas idéias devido à fase típica da adolescência, entre inúmeros fatores.
De qualquer forma, os blogs estão sendo construídos. Minha proposta é que a cada duas semanas eles postem qualquer material sobre o eixo temático daquela quinzena. Pode ser qualquer coisa desde: a) seja individual; b) apresentem reflexões ou comentários sobre o material que postaram; c) só podem postar materiais relativos ao exio temático da quinzena, isto é, se atrasar não posta mais. No final de cada quinzena vamos realizar um balanço geral das postagens, ver quem mais contribuiu e no que a experiência da quinzena ajudou na sala de aula.
O endereço dos blogs/sites que os alunos criaram:
www.mundicolonial.webnobe.com
www.colonicacaobrasil.webnobe.com
Sintam-se à vontade para visitar!
Nenhum comentário:
Postar um comentário