Um blog para todos aqueles interessados em gatos, dança, história e assuntos diversos.
terça-feira, 18 de dezembro de 2012
Boas Festas!
Agora sim. Estou de férias. Passando aqui só vindo desejar, para todos os amigos e leitores do blog, um feliz natal para todos e um ótimo ano de 2013. Boas festas! Não comam muito e se divirtam!
quarta-feira, 5 de dezembro de 2012
Juliano, Patrícia e Gabriele, os romanos e os bárbaros.
Última aula do ano e estava na dúvida sobre o que deveria fazer nas minhas turmas do sexto ano do ensino fundamental. Como era a última aula e a matéria estava fechada, os alunos queriam aproveitar, em clima de festa, este momento. Porém, alguns alunos já estavam em recuperação, e portanto, precisava aproveitar esta última aula para arrematar ponto soltos, tirar dúvidas e reforçar a matéria. Decidi realizar um tarefa que aliasse prazer e conteúdo. No mês de outubro participei de um curso sobre como utilizar histórias em quadrinhos dentro da sala de aula. Resolvi colocar em prática o que aprendi e o resultado foi melhor que o esperado.
Como a turma em questão era pequena pedi ao alunos que se dividissem em grupos de três alunos. Cada grupo deveria fazer uma história em quadrinhos sobre a Queda do Império Romano. Eles deveriam escrever um roteiro para a história onde aparecessem os seguintes tópicos:
1. Invasões bárbaras.
2. Novas classes sociais: honestiores e humiliores.
3. Império Romano do Oriente.
4. Edito de Milão
5. Questão Iconoclasta
6. Ruralização da Europa
7. Sistema de Colonato e Servidão.
Expliquei o que era história em quadrinhos e levei também alguns exemplares de sebo para que eles tivessem exemplos, como turma da mônica, x-men, menino maluquinho, super-homem e outros. Expliquei como se construía uma história em quadrinhos, desde os espaços para desenho, o roteiro que deveria ser escrito antes, cada tipo de balão de comunicação, a diferença entre história em quadrinho, tirinhas e charges.
Com todas as dúvidas sanadas foi hora de rever o conteúdo, expliquei e resumi rapidamente a matéria sobre a Queda do Império Romano, a influência dos bárbaros dentro do Império, a religião cristã, a divisão do Império e o início da Idade Média. Também levei para eles uma história do "Príncipe Valente" (um príncipe que servia ao Rei Arthur e vivia suas aventuras na Inglaterra medieval). Nessa história em questão, Príncipe Valente conhece Juliano, o último romano da antiga Bretanha, que protegia uma muralha onde os vikings (aqui vistos como bárbaros) não se atreviam a chegar, já que para eles Juliano era um deus e imortal. Na história, durante o fim do Império Romano, os soldados e legionários romanos foram sendo retirados da muralha, porém um único soldado ficou, sendo responsável pela proteção da muralha, Juliano. Este Juliano deu ao seu nome ao seu filho que o sucedeu na tarefa de vigiar os vikings. Essa sucessão acabou virando tradição na família e criou, entre os bárbaros na história, a lenda do legionário imortal da muralha.
Os aluno adoraram a história que serviu como base para explicar as invasões bárbaras e a contínua diminuição do exército romano naquela época.
Depois de ler a história foi hora de colocar "mãos na massa" e fazer a atividade em si. Essa é uma atividade muito boa, pois os deixa à vontade para conversar, brincar, ao mesmo tempo que desenham, inventam e consultam o livro. As histórias construídas foram muito boas e serviram para que eles entendessem o momento de crise pelo qual passava o Império do Ocidente no século III e IV d.C.. Eles deram nomes "romanos" e nada romanos aos personagens e criaram histórias de traição, guerra (eles exploraram bastante a questão das invasões bárbaras mostrando cidades sendo saqueadas), fuga dos heróis com seus filhos em busca de uma vida melhor no campo. Até mesmo mostraram a inserção do bárbaro dentro do império, com a história de Patrícia, uma mulher da nobreza (patrícios) que foge das invasões com seus filhos Tiffany e Davi (esse era cristão) que ao final da história casa-se com o bárbaro rico que lhe forneceu casa e comida.
Tudo não foi um mar de rosas até o chegarmos ao resultado final. A turma, inicialmente, não queria realizar a atividade, as atividades foram mal distribuídas e precisei intervir para que a "coisa andasse", mas no fim valeu a pena. Eles leram os seus trabalhos e riram dos seus desenhos. Tenho certeza que aqueles que ficaram de recuperação tiveram uma oportunidade de rever o conteúdo, ao mesmo tempo em que todos se divertiam.
A história de Patrícia, a romana
Os bárbaros invadindo a cidade de Patrícia.
Capa da história em quadrinhos
Roteiro da história
Final feliz da história, Patrícia e seus filhos casados
Os bárbaros invadindo outra cidade.
No campo, a plebéia Gabriele indo trabalhar nas terras do senhor como colono.
O início de um feudo.
A cidade vazia, todos foram para o campo. Detalhe para a torre de Pisa.
O Imperador e o Edito de Milão.
Assinar:
Postagens (Atom)